inteligência artificial

Você sabia que o som do seu teclado pode revelar o que você está digitando? É isso mesmo, alguns pesquisadores criaram um método que usa o som das teclas para descobrir o que você digita no seu laptop. Eles usaram um celular perto do laptop para gravar o som e depois usaram Inteligência Artificial para identificar as teclas. Eles conseguiram acertar 95% das vezes!

Os pesquisadores realizaram experimentos usando 36 das teclas do Apple MacBook Pro (letras e números), com cada tecla sendo pressionada diversas vezes seguidas, variando na pressão e no dedo. Um celular próximo ao laptop gravou esses sons. Depois, usando Inteligência Artificial, classificaram as imagens das teclas.

Eles fizeram esse estudo para mostrar que hacker podem usar esse tipo de ataque usando inteligência artificial para roubar senhas e dados secretos das pessoas. Eles também deram algumas dicas de como se proteger, como mudar a forma de digitar, usar senhas aleatórias e adicionar teclas falsas.

Os pesquisadores que realizaram esse estudo são Joshua Harrison, Ehsan Toreini e Maryam Mehrnezhad. Eles são acadêmicos e trabalham na Universidade de York, no Reino Unido. O objetivo do estudo era mostrar como usar os ataques de canal lateral para roubar informações sensíveis das pessoas.

Esse tipo de ataque se refere a uma classe de explorações de segurança que visam obter informações de um sistema monitorando e medindo seus efeitos físicos durante o processamento de dados sensíveis.

Ataques práticos desse tipo podem ter consequências prejudiciais para a privacidade e a segurança do usuário, pois um ator malicioso pode usar a técnica para obter senhas e outros dados confidenciais.

Esse estudo foi publicado na semana passada e você pode ler mais sobre ele aqui.

Deixe o seu comentário abaixo e participe da conversa! Queremos saber a sua opinião e as suas dúvidas. E não se esqueça de seguir o nosso blog para ficar por dentro das novidades sobre tecnologia, segurança e muito mais!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.