compra online

As compras online se tornaram uma prática cada vez mais comum, especialmente durante a pandemia de Covid-19, que limitou o acesso às lojas físicas. No entanto, junto com as facilidades e vantagens de comprar pela internet, também aumentaram os riscos e desafios de se proteger dos golpes virtuais, que podem causar prejuízos financeiros e emocionais aos consumidores.

Segundo um levantamento feito pela empresa de cibersegurança AllowMe, em parceria com a plataforma OLX, os golpes cibernéticos provocaram prejuízo de mais de R$ 500 milhões no Brasil, em 2022. O estudo analisou mais de 20 milhões de contas em plataformas on-line.

O levantamento indicou que a fraude mais comum foi o “golpe da compra confirmada”. Esse tipo de golpe acontece quando um criminoso se interessa por um produto que está sendo vendido na internet e faz um falso depósito para comprá-lo. Neste caso, a vítima acredita que o dinheiro foi depositado e envia o produto ao golpista.

Outro golpe comum, conforme o levantamento, é o do “falso anúncio”. Neste caso o golpista é quem anuncia um produto. A vítima faz o depósito para comprar o item, mas nunca o recebe.

Algo semelhante acontece quando um golpista cria um site idêntico ao de uma loja real, mas em outro endereço. Ele oferece descontos grandes, as vezes “bons demais para serem verdade”.

Além desses, existem outros tipos de golpes que podem afetar os consumidores que fazem compras online, como o da falsa central telefônica ou falso funcionário, falso motoboy e falso perfil nas redes sociais. Para saber mais sobre os outros golpes, leia nosso outro artigo sobre o assunto.

Dicas

Para evitar cair nessas armadilhas, é preciso estar atento e seguir algumas dicas de segurança, como:

  • Não clique em links de lojas que recebeu via e-mail, SMS ou WhatsApp. Prefira digitar o endereço no navegador ou pesquise diretamente, por exemplo, no Google.
  • Dê preferência a lojas conhecidas e estabelecidas no mercado.
  • Ao entrar no site da loja, confirme que o site é seguro, tenha um cadeado fechado na barra de endereço e que começa com https://
  • Use o site Reclame Aqui para verificar os tipos de problemas que outras pessoas enfrentam naquela loja.
  • Desconfie de promoções com preços muito abaixo do valor de mercado.
  • Cuidado com produtos falsificados sendo vendidos como originais, principalmente em vendas com pessoas físicas.
  • Prefira usar o cartão virtual para compras na internet.
  • No caso de pagamento com PIX, faça a transferência dentro do ambiente da loja virtual confiável. Se a empresa fornecer um QRCode, confira com atenção todos os dados para confirmar a identidade da loja.
  • Em compras com boleto bancário, verifique o nome da empresa que aparece no documento, no aplicativo ou site do banco. Desconfie se o nome for diferente da loja onde a compra foi feita.
  • Para compras em redes sociais, confira se a página tem selo de verificação, número de seguidores compatíveis e comentários de outros consumidores.
  • Não use computadores públicos ou de desconhecidos para fazer compras e inserir dados bancários.
  • O Dropshipping, embora legítimo em muitos casos, também é um modelo frequentemente explorado por golpistas. Eles podem oferecer produtos a preços baixos, mas entregam itens de qualidade duvidosa ou nem mesmo enviam os produtos.

Conclusão

Seguindo essas orientações, você pode fazer suas compras onlines com mais tranquilidade e segurança. Mas lembre-se: se você for vítima de algum golpe virtual, não deixe de denunciar às autoridades competentes e buscar seus direitos como consumidor.

E você, já caiu em algum golpe de compras online? Conhece alguém que já foi vítima? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.